Há alguns dias estava navegando pelo youtube, vendo besteiras e tudo aquilo que não agrega nada à vida além de alguns momentos de diversão, quando me deparei com um Live Action de Naruto. Cliquei esperando ver algo bem tosco que me fizesse me arrepender de ter nascido. Mas para minha surpresa, o vídeo estava muito legal. Bem editado, com ótimas coreografias de luta, boa filmagem, trilha e efeitos sonoros.
“Mas Gafanhoto, o que diabos é Live Action?”
Calma, pequeno aprendiz (noob), vou explicar. Se você já se decepcionou com aquele filme de seu jogo ou quadrinho favorito, deve ter noção do que estou falando. Muitos não sabem, mas o termo Live Action se refere à adaptação de HQ’s, mangás, animações e games para a TV, teatro ou cinema, utilizando atores reais interpretando personagens. Alguns exemplos mais conhecidos são filmes como Homem-Aranha, X-Men ou Homem de Ferro, que são adaptações dos quadrinhos para as telonas e que vêm ficando cada vez melhores com novos recursos tecnológicos e mais fiéis ao conteúdo original.
Porém, os games e animes são as principais vítimas da indústria cinematográfica, com versões sem pé nem cabeça e que definitivamente não levam ninguém a querer conhecer o conteúdo original, como no caso dos filmes Street Fighter II, Super Mario e Dragon Ball.
O que irrita a maior parte dos fãs é que “as melhores histórias estão aí, foram publicadas, é só fazer igual”, mas os queridos cineastas insistem em fazer suas versões “do que entenderam”.
Ao pesquisar alguns live actions, encontrei outros 2 que me chamaram muito a atenção por sua qualidade.
Apesar de alguns fracassos, os estúdios estão aprendendo com os erros e fazendo algumas adaptações bem bacanas. Um bom exemplo foi à adaptação de Samurai X para as telonas, lançado em Agosto de 2012, no Japão. O filme não seguiu a história à risca, mas agradou a muitos fãs com ótimas cenas de luta e personagens carismáticos. A esperança é de que mantenham o padrão de qualidade com novos filmes.
Outra adaptação bacana é o musical de Bleach (Rock Musical Bleach) que rolou de 2006 a 2010 no Japão e está disponível no Youtube. O musical gira em torno da história original do mangá e é bem divertido. Pra fechar o post, fica aí mais um vídeo bem bacana.