terça-feira, 12 de março de 2013

O Monge e o Macaco – Conheça a lenda que deu origem a Dragon Ball

A aclamada série Dragon Ball, criada por Akira Toriyama em 1986, conta a história de Son Goku, um jovem e divertido guerreiro que vive nas montanhas e possui uma cauda de macaco. Goku foi encontrado quando bebê na floresta e criado pelo seu avô adotivo, Son Gohan, que o ensinou e treinou em artes marciais. Após o falecimento de seu avô, Goku passa a viver sozinho, até conhecer uma garota chamada Bulma, que lhe conta a lenda das Dragon Balls, 7 esferas que quando unidas permitem invocar o dragão Shen Long que pode realizar qualquer desejo.

Goku possui uma das esferas, lembrança deixada por seu avô, e Bulma possui duas esferas e um radar que permite encontrar a localização das demais. A garota convence Goku a partir em busca das demais Dragon Balls e juntos partem em uma grande aventura. Com o decorrer da série, Goku consegue muitos aliados, alguns que a princípio eram inimigos, e enfrenta poderosos vilões, se tornando um guerreiro muito forte, apesar de gentil, e salvando a terra e o universo inúmeras vezes.

A ideia inicial do autor era fazer um mangá de comédia, por isso algumas cenas cômicas são mal interpretadas e taxadas como pervertidas no ocidente. Apesar disso, a série se tornou uma grande aventura e faz muito sucesso no Brasil e no mundo até os dias de hoje.

O que poucos sabem, é que a história de Goku foi inspirada no conto chamado “Jornada ao Oeste”, um romance que faz parte da mitologia Chinesa.


Sun Wukong e a Jornada ao Oeste

A “Jornada ao Oeste” conta a história do monge Xuanzang (ou Tang Seng, em outras versões) em sua peregrinação da China à India em busca das escrituras sagradas, acompanhado pelo Rei Macaco Sun Wukong (pegaram a referência?!), um ser muito poderoso, infantil e brincalhão, que foi punido por Buda por cometer diversos crimes e travessuras contra os seres celestiais.


Além de possuir grande força e velocidade, Sun Wukong pode se transformar em 72 coisas diferentes, entre animais e objetos, e quando toma a forma humana não consegue esconder a cauda de macaco. Ele também pode viajar pelas nuvens e possui um bastão que muda de tamanho de acordo com sua vontade, originalmente utilizado para medir a profundidade do oceano, controlar as marés e ondas, conhecido como “o pilar dos mares”. Para conseguir essa arma, O Rei Macaco derrotou os seres marinhos e dragões dos 4 mares, os forçando a lhe entregar também outros artefatos mágicos. Entre suas façanhas, Sun Wukong também desafiou as divindades do Inferno, que tentavam tomar sua alma, e apagou seu nome e o de seus amigos macacos do “Livro da Vida e da Morte”.

Sun Wukong e Son Goku

Durante o percurso, o monge e o Rei Macaco conhecem o porco Zhu Bajie e o Homem-Peixe Sha Wujing, que se juntam a eles para ajudar na jornada, buscando se redimir por seus crimes. O Rei Macaco se manteve fiel ao monge até o fim de sua jornada, agindo como guarda-costas e protegendo o grupo. Ao retornar à China, Sun Wukong foi perdoado de seus crimes e reconhecido pelos budistas por seus serviços prestados e sua fidelidade ao monge.

No início da série Dragon Ball há diversas referências ao mito chinês, como os personagens Kuririn (o monge) e o porco Oolong, além do próprio Goku (Sun Wukong), e também alguns objetos como o bastão mágico e a nuvem dourada Kinto’un.
Esse conto é muito famoso na China, tendo como foco as travessuras e virtudes do rei Macaco, inspirando diversas histórias e adaptações além de Dragon Ball, como o filme “O Reino Proíbido”, com Jackie Chan e Jet Li, o jogo de Playstation “Saiyuki: Journey West”, o livro “A Jornada ao Oeste: As Batalhas do Rei dos Macacos” e o mangá “Saiyuki”.

Se você é fan de mitologia e artes marciais vale a pena conferir.

Jet Li, como Sun Wukong, em "O Reino Proibido"

3 comentários:

  1. Gafa meu amigo, espero que seu Gafablog seja um verdadeiro sucesso, parabéns!!!! Texto muito bem elaborado....gostei!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa origem... hehehehehehe.
    Muito sucesso pro blog.

    ResponderExcluir