Animes
e mangás de esporte nunca me chamaram muito a atenção, até um amigo me
apresentar Slam Dunk. Esse mangá reúne elementos de comédia e ação que
surpreende bastante as pessoas que acham que desenhos japoneses só tem porrada
e super poderes. Em Slam Dunk acompanhamos a trajetória de Hanamichi Sakuragi, um aluno do primeiro colegial de temperamento forte e explosivo, além de seus chamativos cabelos vermelhos. Apesar de ser briguento e muito forte Sakuragi só queria arranjar uma namorada e carrega um recorde de 50 foras que levou durante o ginásio.
Ao ingressar no colégial, Sakuragi conhece uma garota (por quem logo se apaixona) chamada Haruko Akagi, que se impressiona com sua altura e porte físico e o instiga a entrar no time de basquete que é liderado por seu irmão mais velho, Takenori Akagi (apelidado de “Gori”, por Sakuragi, por conta de seu porte físico e aparência).
Após algumas brigas com o capitão do time e algumas cenas cômicas e constrangedoras (como abaixar o shorts do Gori durante a partida), Sakuragi é aprovado no time de basquete do colégio. Assim que entra no time, Sakuragi já cai na porrada com outro jogador do primeiro ano, Kaede Rukawa, por quem Haruko é apaixonada. A partir de então, Sakuragi passa a se esforçar cada vez mais para impressionar Haruko e conseguir fazê-la esquecer o Rukawa.
Com
o decorrer da história, novos integrantes do time são apresentados, como o
armador Ryota Miyagi e o arremessador de 3 pontos Hisashi Mitsui. Cada
personagem possui um background e motivações próprias pra jogar, o que os torna
bem carismáticos e não mantém o foco da história apenas no personagem principal.
A partir de então, o time do colégio Shohoku (formado por um bando de briguentos) ganha força e Sakuragi consegue mais experiência a cada jogo, se destacando como titular do time e se auto-intitulando “o gênio do basquete”. Apesar de sua motivação inicial, que era impressionar Haruko, Sakuragi passa a se esforçar pelo time e se apaixonar pelo esporte, o que torna cada edição e jogo mais empolgantes com o decorrer da trama.
Outro aspecto legal de Slam Dunk é que mesmo personagens de outros times são tão carismáticos quanto os do Shohoku, o que torna a história e jogos ainda mais empolgantes.
O mangá possui 31 edições e o anime 101 episódios, que seguem o mesmo enredo do mangá, exceto por alguns fillers, mas não vai até o final da história.
Difícil expressar o quanto Slam Dunk me divertiu, valendo risadas constrangedoras em locais públicos como ônibus ou metrô. Vale a pena conferir essa obra prima.
Abaixo, um vídeo em homenagem ao "gênio" Sakuragi. Tem algumas cenas bem legais do anime.



Super recomendo o mangá!!! Me divirto com esses valentões que, acima de tudo, amam o basquete!!!
ResponderExcluirParabéns pelo texto Gafa!!! =D