sexta-feira, 19 de abril de 2013

Musashi - O Homem que se tornou um mito

Musashi, no mangá Vagabond
Os samurais eram guerreiros do período feudal japonês que seguiam rigorosamente o bushido (o código de honra samurai, que pode ser traduzido como “o caminho do guerreiro”) e dedicavam suas vidas fielmente a seus senhores feudais (Daimyo). Uma das classes dos samurais eram os Rounin (“guerreiro sem mestre”) que viajavam pelo país aperfeiçoando suas habilidades e técnicas com o objetivo de alcançar um posto alto em uma casa feudal. Desses guerreiros o que mais se destacou foi Miyamoto Musashi, que se tornou um mito em todo o Japão.

Musashi foi um habilidoso guerreiro e grande estrategista que dedicou toda a sua vida ao caminho da espada. Tornou-se famoso por seus feitos históricos que ainda hoje são conhecidos no Japão, sendo considerado um herói nacional. Entre suas façanhas está o “Episódio do pinheiro”, como ficou conhecido, no qual após vencer os dois representantes de uma famosa academia, a casa Yoshioka, Musashi enfrentou cerca de 60 discípulos sozinho e conseguiu sobreviver graças a sua arte na estratégia. Foi também nessa batalha que desenvolveu a base do seu estilo com duas espadas ao mesmo tempo, que foi denominado futuramente "Ni To Ryu". Outro importante episódio em sua história foi à batalha contra seu rival, Sasaki Kojiro, um habilidoso espadachim, na qual Musashi vencera seu adversário utilizando um remo.
Estátua retrata a batalha entre Musashi e Kojiro
O romance Musashi
Além do caminho da espada Musashi também se dedicou a outras artes como a pintura, caligrafia, escultura e escreveu sua própria obra sobre estratégia, o livro intitulado “Go Rin No Cho” (o livro do cinco anéis, no Brasil). Foi admirado por sua força e caráter e foram feitas diversas obras em sua homenagem como filmes,
novelas, jogos e mangás, além do livro escrito por Eiji Yoshikawa, entitulado “Musashi”, um romance dividido em dois volumes, que contam a trajetória do herói e fatos históricos, citando importantes personalidades do Japão que viveram em sua época.

Estima-se que Musashi tenha falecido aos 61 anos e, ao pressentir sua morte, deixou seu legado a seus discípulos e se isolou em meditação em uma caverna. Musashi tornou-se mundialmente conhecido e uma lenda no mundo das artes marciais.

Um comentário:

  1. Muito bom o post. Só conhecia o fato dele ter inserido a segunda espada na arte dos Samurais! o/

    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir